Veículo vai ser enviado para museu de ciências nos EUA
A nave Endeavour, com seis astronautas a bordo, pousou no Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos, em torno das 3h30 (hora de Brasília) desta quarta (1). A nave, que retornou de sua última visita à Estação Espacial Internacional (ISS) vai ser aposentada e enviada a um museu de ciências em Los Angeles.
A última missão da Endeavour foi também a penúltima do programa americano de ônibus espaciais, que depois de trinta anos terminará com o voo do Atlantis à ISS, em julho.
A Nasa, agência espacial americana, informou que a nave se separou à da ISS, que fica a cerca de 385 km da Terra, na quinta-feira (30) e se deslocou a 27 mil km/h em seu retorno.
Os escudos térmicos que protegem a nave registraram temperaturas de até 3.000°C quando esta entrou na atmosfera terrestre.
Em suas viagens, o ônibus espacial ficou um total de 299 dias no espaço e deu 4.671 voltas ao redor da Terra.
Confira também
Nasa lança novo modelo de veículo espacial
Quer ler mais notícias? Clique aqui
Crie seu email @R7. É grátis
A última missão incluiu quatro jornadas de trabalho dos astronautas fora do complexo ISS-Endeavour, que foram as últimas programadas na era desse tipo de ônibus espacial, iniciada em 1981 e que chegará a seu final em julho com a missão do Atlantis.
A primeira missão do Endeavour, o mais jovem dos ônibus espaciais, ocorreu em 1992, e a partir de 1998 a nave foi uma peça fundamental no programa de construção e operação da ISS.
Os seis tripulantes do Endeavour são o comandante Mark Kelly; o piloto da missão, Greg Johnson; os especialistas de missão Mike Fincke, Andrew Feustel e Greg Chamitoff, e o astronauta da Agência Espacial Europeia Roberto Vittori.
FONTE:R7
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário