Estreante na elite do Carnaval, Renascer de Jacarepaguá é a primeira a pisar na Avenida
O Carnaval carioca deste ano terá uma escola de samba a mais no Grupo Especial. Em 2011, não houve rebaixamento para o Grupo de Acesso por causa do incêndio que destruiu os barracões de três agremiações na Cidade do Samba, na zona portuária do Rio. O novo sambódromo, que recebeu quase 18 mil novos lugares, receberá 13 escolas nas noites deste domingo (19) e segunda-feira (20).
Isso quer dizer que duas escolas vão dar adeus à elite do Carnaval na quarta-feira de cinzas. Mas as agremiações estão dispostas a brigar pelo campeonato deste ano, o que deve acirrar a guerra para fugir da lanterna do samba. Estreante no Grupo Especial, a Renascer de Jacarepaguá abre a noite de desfiles às 21h deste domingo. Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã, e a Unidos de Vila Isabel encerram o primeiro dia de apresentação entre 3h e 5h.
Arte de Portinari e Romero Britto brilham na Sapucaí
A Renascer de Jacarepaguá resolveu contar a vida e a obra do artista plástico Romero Britto para marcar a sua estreia entre as grandes potências do samba. A vermelho e branco da zona oeste aposta em alegorias gigantes e luxuosas para ficar de vez na elite do Carnaval carioca.
Segunda escola a desfilar neste domingo, a Portela aposta em um enredo que homenageia a Bahia e seu universo de crenças e festas para entrar na disputa pelo campeonato deste ano. Para comandar a festa dos 4.100 componentes, a azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira escolheu a cantora Clara Nunes como anfitriã. Se estivesse viva, a portelense assumida completaria 70 anos em 2012.
A viagem pela Bahia continua no desfile da Imperatriz Leopoldinense com uma homenagem ao centenário do escritor Jorge Amado. Tieta, Gabriela e Dona Flor, personagens marcantes do autor baiano, vão brincar o Carnaval nos 82 minutos do desfile da verde e branco de Ramos.
A arte brasileira voltará a surpreender o público da passarela do samba no desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel. Os quadros do pintor Cândido Portinari vão ganhar vida e movimentos no enredo Por Ti, Portinari. Rompendo a Tela, a Realidade.
Iogurte, Maranhão e Angola
Com o enredo sobre o iogurte, a Unidos do Porto da Pedra quer adoçar a boca do público e dos jurados para conquistar o título inédito no Grupo Especial do Rio. A escola de São Gonçalo vai apostar na irreverência para contar a história do alimento na Marquês de Sapucaí.
De olho no bicampeonato, a Beija-Flor vai contar a história dos 400 anos da cidade de São Luís. A campeã de 2011 vai mostrar as lendas, a música e os grandes artistas da capital do Maranhão. A grande homenagem da azul e branco será para o carnavalesco Joãosinho Trinta, morto em dezembro do ano passado. A escola de Nilópolis vai “ressuscitar” na Avenida o Cristo mendigo do artista maranhense, alegoria que deu o que falar no desfile de 1989.
A Vila Isabel fecha os desfiles de domingo com uma homenagem a Angola. A azul e branco vai exaltar os laços entre o Brasil e o país africano. A escola de Martinho da Vila esperar repetir o sucesso do inesquecível desfile do enredo Kizomba, a Festa da Raça, que deu o título de campeã à agremiação em 1988.
Veja a ordem e o horário dos desfiles
21h – Renascer de Jacarepaguá
22h05 / 2h22 – Portela
23h10 / 23h44 – Imperatriz Leopoldinense
00h15 / 1h06 – Mocidade Independente de Padre Miguel
1h20 / 2h28 – Porto da Pedra
2h25 / 3h30 – Beija-Flor de Nilópolis
3h30 / 5h12 – Vila Isabel
R7
Postar um comentário