O Sertão e o Cariri são as duas regiões mais prejudicadas com a seca na Paraíba, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) do Estado. De acordo com a metereologista do órgão, Carmem Becke, os meses de março e abril foram os mais preocupantes pois as chuvas foram poucas nessas duas regiões.
De acordo com a meteorologista, nessas duas regiões não houve praticamente inverno, com exceção de alguns municípios onde as chuvas aconteceram com maior intensidade. “Geralmente o volume de chuvas esperado para o período de inverno é em torno de 800mm, o que não aconteceu e a situação não vai melhorar porque o período de chuvas acabou”, comentou Carmem Becke.
Para explicar essa situação, a metereologista afirma que as águas do oceano estão mais frias o que impede evaporação e consequentemente a formação das nuvens.
Com relação às regiões do Curimataú, Brejo e Litoral as chuvas foram iniciadas no mês de abril e devem se estender até a primeira quinzena de agosto e a previsão é de que tudo aconteça dentro da normalidade.
Paraiba.com.br
Postar um comentário