Cerca de mais de 3.400 pessoas devem receber a vacina contra a influenza A e B, na “Capital Mundial das Redes”, durante toda a campanha.
O Ministério da Saúde lança, neste sábado (05.05), a 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza A e B, que se inicia hoje, considerado o dia “D” da mobilização, e se estende até o dia 25 do corrente mês, com o slogan ‘Proteger é Cuidar’.
Em São Bento-PB, conforme a Coordenadora da Atenção Básica do município, Érika Juliana, deverão ser atendidas em torno de 3.417 pessoas, número correspondente a 80 % do total geral do público-alvo da população, que é de 4.272 pessoas, sendo 668 crianças entre seis meses e dois anos de idade, 445 gestantes, 304 profissionais da saúde e 2.855 idosos com 60 anos ou mais.
Juliana disse que a vacina é trivalente (contra 3 vírus), sendo dois contra a influenza A e um contra o vírus sazonal, e revelou que vai haver um acréscimo da vacina, este ano, em virtude das pessoas privadas de liberdade, grupo que o Ministério da Saúde incluiu como prioritário e que, em São Bento-PB, depois do dia 25 de maio, essas pessoas serão atendidas na própria cela.
“A vacina contra a gripe é contra-indicada para aquelas pessoas que têm alergia a ovo de galinha e seus derivados, como também para quem tomou o medicamento no ano passado e teve uma reação adversa”, disse Juliana.
Érika Juliana faz uma advertência a todas as pessoas enquadradas no público-alvo para o recebimento da vacina em São Bento, para que procurem o posto de vacinação mais próximo de suas casas, já que a vacina vai estar disponível em todos os dozes Postos de Saúde da Família do município, das 8 às 17 h, no período de 05 a 25 de maio.
É Sertão - Leomarque Pereira
Postar um comentário