.
Ultimas
Carregando...

domingo, 7 de outubro de 2012

Mais de 138 milhões de eleitores devem ir às urnas neste domingo



O número de eleitores brasileiros cadastrados para ir às urnas neste domingo (7) passa de 138,5 milhões. Eles irão eleger prefeitos e vereadores em 5.658 municípios. A quantidade de eleitores é 10% maior em relação às eleições de 2008. Mais poulosa do país, a região Sudeste também é a que concentra mais eleitores — 61 milhões, 43% do total. O Nordeste vem em segunda posição, com 38 milhões de títulos.

São Paulo é o estado que mais concentra eleitores e reúne 22% dos votantes, seguido por Minas Gerais, com 15 milhões. Rondônia e Tocantins são os únicos estados com menos de um milhão de votantes.

Na classificação por grau de instrução, o maior número de eleitores está registrado com ensino fundamental incompleto, somando 44 milhões. Estes são seguidos por aqueles que possuem ensino médio incompleto (27 milhões) e ensino médio completo (20 milhões). O número de eleitores com ensino superior completo é de 6 milhões, enquanto aqueles estão concluindo ou desistiram da faculdade são 4 milhões. O número de eleitores analfabetos é de 8 milhões e os que sabem apenas ler e escrever somam 18 milhões.

Mais de 15 milhões de eleitores são filiados a algum partido. O único que possui mais de dois milhões de filiados é o PMDB. PTB, PT, PP e DEM têm entre 1 milhão e dois milhões de filiados. O PCO (Partido da Causa Operária) possui o menor número de filiados — 2.745.

O número de eleitores no exterior foi o que mais cresceu em porcentagem. O aumento foi de 140% e hoje estão fora do país 242 mil eleitores. No entanto, eles não votam nessas eleições (link da matéria para brasileiros fora do país).

Mulheres são maioria
As mulheres são maioria entre os eleitores nas eleições deste domingo (7). Serão 73 milhões de eleitores que irão às urnas e representam 52% do eleitorado. A faixa etária entre 25 e 59 anos respondem por 66% das eleitoras.

As mulheres também são a maioria entre os analfabetos, 52% entre os oito milhões de eleitores que não sabem ler e escrever. Elas representam também 58% entre aqueles que possuem ensino superior completo — 3,5 milhões de eleitoras.

Mesmo em vantagem em eleitoras, o número de candidatas a prefeita nessas eleições representa apenas 12,45%. A porcentagem é ligeiramente maior do que nas eleições municipais anteriores, em que atingiam 11,12%. A novidade da eleição é o número de candidatas à vereadora. Pela primeira vez, a meta de 30% foi alcançada.

R7

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Paulista em Rota
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates