.
Ultimas
Carregando...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Projeto incentiva a produção de Histórias em Quadrinhos em São Bento


A novidade vem do Alto Sertão da Paraíba, mais específico da cidade de São Bento, onde atualmente com vinte e cinco anos de idade, o jovem Lailton Silva, que além de jornalista formado e professor, também pratica a arte do desenho há pouco mais de seis anos.

Desde o mês de abril de 2012, Lailton desenvolve o Projeto 9ª Arte Clube da Narrativa Gráfica, que visa incentivar a construção de histórias em quadrinhos independentes no interior do estado.


De acordo com o jovem, a idéia de montar o clube surgiu da vontade de expandir a arte de produzir Histórias em Quadrinhos (HQ’s), fazendo com que jovens interessados pela nona arte tenham a oportunidade de mostrar seu talento e imaginação. Por funcionar de forma independente e sem apoio, contando apenas com o espaço cedido por uma escola estadual, o clube conta com 10 jovens que colaboram com uma quantia mensal simbólica, que serve para custear os materiais utilizados nas aulas.

“Percebo que este é um campo que vem crescendo bastante e que os jovens se interessam cada vez mais. Na verdade, o projeto funciona como uma oficina de HQ’s, onde também abre espaço para a exibição de filmes e outras mídias que servem de inspiração para os roteiros das histórias”, explica.

Uma das ações do Projeto 9ª Arte Clube da Narrativa Gráfica, foi a realização do 2º Sertão em Quadrinhos, evento que aconteceu em dezembro de 2012.  Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de exibir alguns fanzines produzidos durante as aulas.

“Considero essa aproximação que os alunos têm com as histórias em quadrinhos como algo que está mudando o perfil da educação atual e mostrando que eles conseguem desenvolver outras habilidades através do desenho”, afirma Lailton.

A distribuição das histórias em quadrinhos e dos fanzines é feita pelo correio e também pelas redes sociais. Um dos admiradores da iniciativa e que foi presenteado com alguns trabalhos produzidos no Projeto 9ª Arte Clube da Narrativa Gráfica, é o desenhista Mike Deodato, artista paraibano contratado pela empresa norte americana Marvel Comics.

“O Mike recebeu muito bem o nosso trabalho, e temos ele como o nosso grande exemplo de artista que produz HQ’s para o mundo inteiro.   Estamos tentando manter o máximo de contato com desenhistas de todo o Brasil para mostrar que também produzimos a mantemos a arte das HQ’s viva na nossa região”, relata.

Por último, Lailton Silva disse seu desejo é expandir o projeto para outras cidades, já que a idéia pode ser itinerante.

Patosonline

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Paulista em Rota
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates