Estrutura foi interditada no dia 20 de abril, quando um dos pilares cedeu quase 80 m
A ponte sobre o rio das Velhas, na BR-381, entre Sabará e Belo Horizonte (MG), caiu na tarde de terça-feira (3), um dia antes do que era planejado pelo Dnit (Departamento de Infraestrutura de Transportes). Com a queda, o concreto ficou atravessado no meio do rio, represando parte da água. A ponte de passagem de pedestre foi bloqueada por meia hora, causando uma fila de 500 m. Houve um início de confusão, mas não houve confronto entre os populares e a Polícia Militar.
O tenente do Exército Otávio Ricardo Ribeiro, responsável pelo policiamento no local, informou que um dos barcos que dá sustentação a ponte foi inundando pela correnteza. Com as chuvas de terça, parte do curso d’água foi desviado para a lateral do rio por causa dos escombros que caíram.
A ponte foi interditada no dia 20 de abril, quando um dos pilares cedeu quase 80 cm. A demolição começou na última segunda-feira (2). A derrubada do vão central estava prevista para esta quarta-feira (4) a partir das 10h. Segundo o tenente Otávio Ricardo, no momento da queda o local estava interditado.
O motorista Carlos de Aguiar Souza, 43 anos, que aguarda para atravessar de Belo Horizonte para o Bairro Borges, em Sabará, contou como foi.
- Foi um estrondo muito forte. Uma nuvem de poeira subiu e as pessoas que estavam perto começaram a sair correndo.
Durante toda à noite de terça-feira, o Exército reforçou a segurança na passarela de pedestres. Entre 18h30 e 21h, a passagem era feita por duplas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Sabará, Elias Magalhães, o Dnit foi acionado para que nesta quarta, pela manhã, a estrutura de concreto seja retirada do rio das Velhas. Com a ameaça de chuva, o represamento do rio pode provocar enchentes e a derrubada da passagem de pedestres. Magalhães informou que, se houver aumento do nível do rio, a passagem de pedestres será bloqueada.
A construção de uma nova ponte vai custar cerca de R$ 50 milhões e deverá durar seis meses. Por causa da urgência da obra, a contratação da empresa que fará a construção será sem licitação. O Exército vai construir uma ponte de aço para a passagem de automóveis, ônibus, carretas. A obra deverá ficar pronta em 30 dias.
Desvio
Ontem, começou a fiscalização que vai barrar carretas que tentarem passar pela MG-145, em Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, usada como desvio desde que a ponte que passa sobre o rio das Velhas foi interditada. A rodovia é a que mais sofre com o trânsito intenso, já que o fluxo de veículos pesados é proibido em Sabará. Os caminhoneiros que usavam a estrada como atalho, agora devem, obrigatoriamente, passar pela BR-356 se quiserem viajar entre a capital mineira e Vitória.
Segundo o tenente da Polícia Militar Rodoviária, Geraldo Donizete, várias equipes serão responsáveis por barrar, 24 horas por dia, os motoristas que não prestaram atenção à sinalização que avisa sobre a proibição.
- Existem placas em Rio Casca informando sobre o desvio. Outras estão por todo Anel Rodoviário e BR-040. O caminhoneiro que ignorar ou não prestar atenção nos avisos, vai ter que retornar.
Ainda de acordo com o tenente, os motoristas podem ter que voltar até 100 km em caso de erros.
Fonte:r7
Nenhum comentário:
Postar um comentário