quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dois brasileiros concorrem ao Oscar 2012


O anúncio dos indicados ao Oscar 2012, nesta terça-feira (24), surpreendeu ao trazer o nome de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes entre os indicados a melhor canção original.
A música "Real in Rio", composta pela dupla em parceria com Siedah Garrett, toca no início e no final da animação "Rio", do diretor Carlos Saldanha. O curioso é que a Academia de Hollywood só escolheu mais um concorrente para a categoria: o Brasil disputa o prêmio apenas com "Man or Muppet", de "Os Muppets".
 
Isso acontece por conta da matemática curiosa da Academia, evidente também na escolha dos indicados a melhor filme – neste ano, são nove concorrentes, de um máximo de dez; entenda o processo para Oscar de melhor filme.
No caso de melhor canção original, foram selecionadas 39 semifinalistas, de acordo com regras específicas: a música precisa ter letra e música, ter sido composta especialmente para o filme em questão e integrar a narrativa ou ser reproduzida logo no início dos créditos iniciais ou finais. A ganhadora do Globo de Ouro, "Masterpiece", escrita por Madonna para "W.E. – O Romance do Século", não era elegível, já que é a segunda canção a tocar nos créditos do filme.
No início da janeiro, as pré-selecionadas – de concorrentes distintos como "A Invenção de Hugo Cabret", o documentário "José e Pilar" e "O Ursinho Pooh", por exemplo – foram mostradas na sequência para os integrantes da área de Música da Academia.
Na sequência, os votos foram computados e estabeleceu-se uma média para cada canção. Só seriam indicadas aquelas com nota igual ou maior a 8,25. Se nenhuma atingisse esse valor, a categoria ficaria sem indicados; se houvesse só uma, a segunda melhor colocada entraria na disputa.
Em 2012, portanto, as canções semifinalistas aparentemente não caíram nas graças dos membros da Academia. Melhor para o Brasil, que tem 50% de chance de levar o Oscar para casa pela primeira vez.
Correio e IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário