De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, a Paraíba está entre os estados que correm mais risco de enfrentar um surto de dengue.
Os municípios de Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Cajazeiras, Conde, Prata, Riacho dos Cavalos e Teixeira, são os que registraram maior número de casos e precisam reforçar as ações contra a doença. A gerente de vigilância em Saúde da Paraíba, Julia Vaz, explica como a população pode colaborar para combater o mosquito Aedes Aegypt.
A Gerente de vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde da Paraíba, Julia Vaz
“Jogar o lixo, no local onde o lixo deve ser depositado. Não jogar lixo na rua, não jogar restos descartáveis, garrafas pet, tampinhas de garrafas pet no meio da rua, isso com a chuva pode acumular uma pequena quantidade de água, mas que já vai ser suficiente para reprodução do Aedes Aegypt.”
Para reforçar o combate a dengue, o Ministério da Saúde vem repassando recursos adicionais para cidades que apresentam bons projetos de prevenção. Mais de 92 milhões de reais foram investidos em recursos extras para mais de mil e cem cidades de todo o País. Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o incentivo e a parceria dos governos são os maiores aliados contra a dengue.
Ministro da Saúde – Alexandre Padilha
“São com essas duas palavras, de um lado a parceria e de outro incentivo ao desempenho, preocupação com desempenho e qualidade, que eu acho que nós podemos vencer a dengue e, com isso também, continuar estruturando cada vez mais o serviço de saúde.”
Nesse período de calor e chuvas, ideal para a proliferação do mosquito da dengue, o Ministério da Saúde alerta para a importância das ações de prevenção. Casas e quintais limpos, sem água parada em recipientes como vasos de plantas. Além disso, o lixo deve ser jogado em locais apropriados.
Reportagem de Paloma Fabre
Fonte: IN1
A NOTICIA BOM SUCESSO - PB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário