quinta-feira, 29 de março de 2012

Não parece, mas faz 30 anos que Solange Frazão foi miss SP


solange frazao Não parece, mas faz 30 anos que Solange Frazão foi miss SP
A apresentadora e educadora física Solange Frazão vai completar 50 anos em dezembro. Ela continua sarada e bonitona, daquele jeito que a gente se acostumou a ver na TV.
— É um orgulho [completar 50 anos]. Não posso reclamar. Tô na melhor fase da minha vida.
Tudo Miss foi atrás da Solange porque há 30 anos, em 1982, ela foi miss São Paulo e terminou em 2º lugar no Miss Brasil. Em entrevista por telefone, Solange diz ao blog, com sua fala pausada, que ainda não tinha se dado conta da efeméride:

— Ainda não tinha parado para pensar que já são 30 anos. É tão lindo vocês estarem lembrando disso. Foi uma época tão linda na minha vida, tão inesquecível.
Solange Hochgreb Frazão era a favorita para levar o título de miss Brasil em 1982. Era a época de Silvio Santos comandando o concurso de beleza, e da estética over da década de 80. Assistindo hoje em dia aos vídeos daquela disputa, o visual de Solange se sobressai por parecer muito menos datado que os das demais candidatas. Ela já usava o cabelo liso naqueles tempos de permanentes e cabeleiras armadas e repicadas.
Na época de miss, a mãe de Solange era sua acompanhante nas concentrações pré-concursos e lavava o cabelo da filha com o maior cuidado.
— Eu ficava "a" brasileira, bem índia. Meu cabelo sempre foi muito escorrido, muito liso. Todo mundo falava do meu cabelo! Tinha um brilho, uma cor natural, era lindo! Era o que eu mais gostava em mim. Meu cabelo é algo muito marcante na minha vida de miss. Era o que mais chamava atenção.
Apesar do favoritismo, o título daquele ano ficou para a também linda Celice Pinto Marques, do Pará.
— O Silvio ficou chateado porque quando ela [Celice] foi eleita, as pessoas vaiaram. No dia seguinte, saiu nos jornais que a miss São Paulo deveria ter vencido. Só esse comentário já valeu pra mim. A Celice era muito bonita. Mas também havia muita política. Os concursos antigamente eram assim mesmo. Entrava muita política no meio.
solange frazao miss Não parece, mas faz 30 anos que Solange Frazão foi miss SP
Solange, a miss SP, ao lado da vencedora do Miss Brasil 1982, Celice
Em seguida, Solange participou de um concurso internacional, em Caracas, na Venezuela, e também ficou em segundo lugar.
— Fiquei muita conhecida nessa época. Tive o prazer de conhecer o Jerry Lewis, que era o apresentador desse concurso. Até hoje falo com a americana, a Lola, que dividia o quarto comigo.
Solange adorou narrar ao blog os detalhes da época de miss: a concentração de duas semanas antes dos concursos, a ditadura das fitas métricas – a medida do tornozelo das moças podia ser motivo de desclassificação –, e a alimentação muito balanceada, onde o chocolate era vetado.
— Levei na boa essas regras porque já tinha uma vida saudável. Mas tinha menina que chorava.
Na época não havia ainda a moda das academias, e as misses dançavam para manter a forma. Uma coreógrafa dava aulas diárias de dança, incluindo uma coreografia especial com o futebol como tema – afinal, 82 foi ano de Copa do Mundo.
São Paulo era sede do concurso e as misses, claro, visitavam os pontos mais conhecidos da capital paulista – prefeitura, Masp, Teatro Municipal, Catedral da Sé, Edifício Itália e seu famoso restaurante. Como Solange era a candidata anfitriã, teve que estudar sobre a cidade para, no ônibus das misses, ir lá na frente falando e apresentando os locais às concorrentes.
solange frazao miss 2 Não parece, mas faz 30 anos que Solange Frazão foi miss SP
Solange e Celice
O cerco às candidatas era fortíssimo. Sônia Lima (miss Osasco 1978 e 1979) , Solange confirma:
— Você era proibida de receber qualquer pessoa que não fosse a sua mãe.
Nos andares das belas no hotel, era vetada a entrada de todo e qualquer homem. Quando o pai de Solange queria vê-la – e ele era o maior incentivador da carreira de miss da filha –, tinha que ser com hora marcada. Então a miss descia e falava com ele por 15 minutos. Tudo isso contava pontos. Até os telefones ficavam sempre mudos.
— Você tinha que pedir autorização para telefonar. Eu tinha namorado e pedia para marcarem horário para eu falar com ele. Aí recebia a resposta: 'Sim, hoje às 17h vou liberar sua linha durante cinco minutos'. Era assim.
Apesar do risco de perder pontos no concurso, Solange chegou a fazer uma pequena loucura:
— Meu namorado estava muito enciumado e queria terminar o namoro. Teve um dia que eu fugi para poder vê-lo. Coloquei um boné e saí do hotel. [risos]
30 anos depois
Após o Miss Brasil, Solange casou com o tal namorado ciumento, Paulo, e teve duas filhas: Bruna, 25, recém-casada e Thabata, 23. Do segundo casamento veio Lucca, 19. A terceira e última união foi com o ator Humberto Martins. Atualmente ela namora o preparador físico e ex-atleta profissional Luiz André.
A mais bela paulista de 1982 conta que prefere "1.500 vezes" seu visual atual. E diz que se considerou a mais bonita do certame nacional.
solange frazao 4 Cópia 682x1024 Não parece, mas faz 30 anos que Solange Frazão foi miss SP
— Perder um concurso de miss não foi o mais importante. Para mim o mais importante era o meu noivo, a minha família. Na verdade, eu me considerei a mais bonita, sem desmerecer as demais. O importante é pegar as coisas boas. Eu ganhei o segundo lugar sem a ajuda de ninguém. O importante é você ser a mais legal, a mais honesta.
Nos próximos dias teremos mais da entrevista com a Solange Frazão. Aguarde!

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário