Um dia depois de publicar as primeiras fotos do Chevrolet Enjoy rodando no Brasil, UOL Carros recebe do leitor Renan Fazolin Medeiros imagens de outro segredo da Chevrolet ainda guardado a sete chaves: o compacto Ônix (nome que tem tudo para mudar), na carroceria dois-volumes.
O protótipo circulava na semana passada pela cidade de Serra Negra, interior paulista - mesmo endereço do flagra do Enjoy. Fortemente camuflado, à primeira vista parece vários carros já à venda no país, entre eles, o Volkswagen Gol. Detalhes como as rodas, as lanternas traseiras com elementos redondos e, claro, a denunciadora placa verde do Cobalt que segue o protótipo, entregaram sua real identidade.
Dos carros que a GM ainda está por lançar no país, e que vão completar a renovação total de sua gama, o Ônix é o menor e mais barato. Com carrocerias dois e três-volumes (já flagrada, como também registramos), pode substituir Celta e Prisma como modelo de entrada. O fato do novo carro já ter local de fabricação definido -- a unidade de Gravataí (RS), de onde também saem Celta e Prisma no momento -- nos faz questionar até que ponto seria lógico (e economicamente viável) manter duas linhas tão semelhantes funcionando simultaneamente.
O protótipo circulava na semana passada pela cidade de Serra Negra, interior paulista - mesmo endereço do flagra do Enjoy. Fortemente camuflado, à primeira vista parece vários carros já à venda no país, entre eles, o Volkswagen Gol. Detalhes como as rodas, as lanternas traseiras com elementos redondos e, claro, a denunciadora placa verde do Cobalt que segue o protótipo, entregaram sua real identidade.
Dos carros que a GM ainda está por lançar no país, e que vão completar a renovação total de sua gama, o Ônix é o menor e mais barato. Com carrocerias dois e três-volumes (já flagrada, como também registramos), pode substituir Celta e Prisma como modelo de entrada. O fato do novo carro já ter local de fabricação definido -- a unidade de Gravataí (RS), de onde também saem Celta e Prisma no momento -- nos faz questionar até que ponto seria lógico (e economicamente viável) manter duas linhas tão semelhantes funcionando simultaneamente.
Há ainda o fato do Ônix ter de ser obrigatoriamente mais completo que Celta e Prisma, pois já deve ser lançado com airbag e ABS de série, entre outros itens. Assim, acabaria cativando também quem ainda sente falta de um modelo intermediário, como o aposentado Corsa hatch.
Ainda não há uma data de chegada confirmada, mas o jornalista Marlos Ney Vidal, editor do site Autos Segredos e especialista em flagrantes automotivos, prevê uma apresentação da carroceria hatch durante o Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro, com lançamento na sequência. Em outras palavras, o Onix hatch teria ano/modelo 2012/2013, enquanto o sedã ficaria para a próxima temporada, surgindo como ano/modelo 2013.
Balanço traseiro diminuto é recurso para aumentar espaço interno num entre-eixos que deve ficar em torno de 2,5 metros; camuflagem faz lembrar o Gol, que será seu rival
Traseira do Ônix é típica de hatches modernos, com corte mais abrupto; agora, a dúvida maior: quando o carro estreia no Brasil? Por ora, está numa fila que começa com a minivan Spin
Os outros carros a vir são a minivan Spin, flagrada às dezenas por internautas e destinada a substituir Meriva e Zafira, e o SUV compacto Enjoy, que não substitui ninguém, mas terá a dura missão de encarar Ford EcoSport e Renault Duster. Ambos estão ainda sob segredo.
O Sonic, hatch e sedã, é a outra peça do quebra-cabeças da GM/Chevrolet brasileira, mas ele já foi oficializado e chega no final do mês.
TAMANHO É DOCUMENTO
Nas fotos enviadas por Renan Fazolin é possível notar como o Ônix hatch "desaparece" perto do primo distante Cobalt, que mede 4,47 metros. A plataforma de ambos, no entanto, é a mesma: a versátil Gamma II é utilizada para fazer o Corsa D na Europa; Sonic hatch e sedã e o SUV compacto Buick Encore nos Estados Unidos; e, finalmente, é a responsável pela renovação total da linha da GM brasileira, dando à luz Cobalt, Spin, o futuro Enjoy e... o Onix.
O Sonic, hatch e sedã, é a outra peça do quebra-cabeças da GM/Chevrolet brasileira, mas ele já foi oficializado e chega no final do mês.
TAMANHO É DOCUMENTO
Nas fotos enviadas por Renan Fazolin é possível notar como o Ônix hatch "desaparece" perto do primo distante Cobalt, que mede 4,47 metros. A plataforma de ambos, no entanto, é a mesma: a versátil Gamma II é utilizada para fazer o Corsa D na Europa; Sonic hatch e sedã e o SUV compacto Buick Encore nos Estados Unidos; e, finalmente, é a responsável pela renovação total da linha da GM brasileira, dando à luz Cobalt, Spin, o futuro Enjoy e... o Onix.
Como nosso exercício de dedução deve considerar apenas hatches, lembremos: o Celta mede 3,78 m, o Agile chega a 3,99 m e o Sonic, a 4,03 m. O aposentado Corsa tinha 3,83 m. Conclusão: o Ônix dois-volumes deve medir por volta de 3,9 m, com entre-eixos (determinante do espaço a bordo) perto de 2,5 metros. O do Celta crava 2,44 m.
Quanto à motorização, o Onix certamente vai contar com o 1.4 Econoflex de 97/102 cavalos (gasolina/etanol) utilizado em Prisma, Agile e Cobalt atualmente. É possível ainda que a GM mantenha o 1.0 VHCE do Celta, mas (cá entre nós) seria a chance perfeita para fazer história e decretar a morte do motor "mil", que já despenca em vendas, entre os carros populares.
Uol Carros
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