Na Cidade de Serra Grande, alto Sertão Paraibano, reside um ilustre morador. Trata-se de José Mandinga, mais conhecido como “Vévéi”, que aos 108 anos esbanja lucidez e bom humor.
Vévéi é viúvo a mais de 20 anos, mas sua história daria um bom livro ou um filme por várias coisas inusitadas que lhe aconteceram ao longo da vida. No início do século passado, Vévéi presenciou a “Coluna Prestes”. Um grupo de Militares que foi criado para combater o bando de cangaceiros liderados por Lampião, que aterrorizava a população da região Nordeste. A “Coluna Prestes” enfrentou os cangaceiros em mais de cem combates violentos, sem que tenha havido vencidos ou vencedores.Mas seu Vévéi é um excelente contador de piadas e causos como todo bom sertanejo. Ele tem uma ligação muito especial com a cidade de Sousa, já que é avô de Luiza Dias, esposa do Cantor e compozitor Judimar Dias.
Mais do que uma testemunha viva da história de mais de um século de coisas boas e ruins no Sertão, como as secas castigantes, e o que podemos considerar a mais próxima “Guerra” que tanto já foi tratada em livros e filmes.
Os Amigos e familiares criaram uma comunidade no Orkut para contar um pouco mais desse ilustre cidadão Serra Grandense.
Sertão Informado
Postar um comentário