quinta-feira, 3 de maio de 2012

Lula aparece de bengala em evento no Rio

Ex-presidente, que fez tratamento contra o câncer, apresentava dificuldades para andar 


lula-bengala-tl
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou uma bengala nesta quinta-feira (3) para se locomover em sua chegada a um seminário realizado no Rio de Janeiro sobre investimentos na África promovido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O evento marcou a primeira aparição pública de Lula no Estado desde que ele terminou o tratamento contra o câncer.

Aparentemente debilitado, o ex-presidente apresentava dificuldade para andar — daí a necessidade de recorrer à bengala. Aos 66 anos, ele foi diagnosticado com câncer em outubro do ano passado.

Em seguida, foi submetido a um intenso tratamento, com ciclos de quimioterapia e várias sessões de radioterapia. O tratamento afetou a saúde de Lula, que perdeu peso porque não conseguia se alimentar adequadamente. O ex-presidente também enfrentou dificuldades para falar.

O tratamento foi encerrado em fevereiro. No mês seguinte, uma bateria de exames revelou que o tumor descoberto na laringe havia desaparecido. No entanto, os médicos evitam falar em cura. Para que se considera que Lula venceu a doença, será preciso fazer um acompanhamento pelos próximos cinco anos. A primeira aparição de Lula em público após o fim do tratamento ocorreu no dia 14 de abril, quando ele foi à inauguração de uma escola em São Bernardo do Campo (SP). Na ocasião, ele esteve acompanhado do pré-candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. 

Lula tentou discursar, mas desistiu depois de sofrer uma crise de tosse. Na semana passada, ele viajou a Brasília para assistir à pré-estreia do documentário Pela Primeira Vez, que retrata o fim de seu governo e a posse da presidente Dilma Rousseff.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário