sexta-feira, 25 de maio de 2012

Venda de órgãos na internet desespera pacientes na fila de transplante


Brasileiros na fila para transplantes de órgãos se espantam com anúncios clandestinos na web que comercializam partes do corpo. Criminosos exploram o desespero de quem luta pela vida para ganhar dinheiro.
Em um anúncio encontrado em um site de classificados, um homem anuncia a venda do rim, da medula óssea e do fígado. Diz que não fuma, não bebe e não usa drogas.
A reportagem entrou com contato com vendedores de órgãos e descobriu que um rim pode ser comercializado por R$ 35 mil. Quem está disposto a vender uma parte de seu corpo, diz que faz pelo dinheiro e que não se importa em ter que passar por uma cirurgia.

Porém, mesmo que o vendedor encontre um comprador, burlar o sistema não é fácil. No Brasil, para realizar um transplante entre duas pessoas vivas, é preciso que sejam da mesma família. Caso contrario, só com autorização judicial.
Alem disso, os médicos habilitados para esse tipo de cirurgia devem ser cadastrados pelo Ministério da Saúde e todos os processos que envolvem a doação do órgão são regulados pelos Ministérios Públicos.


Portal Sis Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário