O preenchimento de 30% das candidaturas registradas por mulheres tem sido um dos grandes problemas enfrentados pelas coligações partidárias, da região de Pombal.
Ao contrário dos últimos pleitos – onde era obrigatória apenas a reserva das vagas de cada coligação – este ano, os 30% devem ser preenchidos levando em consideração o número de candidatos homologados.
Das seis cidades que integram a 31ª zona eleitoral (Pombal, Paulista, Lagoa, Cajazeirinhas, São Domingos e São Bentinho) em três delas as coligações serão notificadas para acrescentar o número de participação feminina, sob pena de redução do total de homens.
A reportagem da rádio LIBERDADE 96 FM manteve contato com o chefe do Cartório eleitoral de Pombal, Adriana Wagner, e o mesmo confirmou que há pendências para serem solucionadas sobre o caso.
Somente em Pombal, duas das três coligações formadas enfrentam o problema.
A liderada pelo PMDB lançou 14 candidatos, sendo que 4 mulheres, quando são necessários 5 nomes.
Já a coligação formada por PT/PSB registrou 18 candidatos, onde apenas 4 são do sexo feminino, precisando acrescentar mais 2 para chegar aos 30% das vagas destinadas a elas.
A mesma situação é verificada em São Bentinho, com a coligação do PT, que homologou 4 candidatos a vereador, mas apenas 1 é mulher, quando devem ser preenchidas 2 vagas.
Na cidade de Lagoa, a coligação liderada pelo PSB registrou 10 nomes para a disputa proporcional, com duas mulheres. Será preciso registrar mais duas.
Somente em São Domingos, Cajazeirinhas e Paulista é que não há caso semelhante.
As coligações já estão sendo notificadas para corrigir a falha e caso não o façam a juíza Isa Mônia Vanessa Paiva poderá excluir homens da lista de candidatos,a te que se atinja o mínimo de 30%, previsto na legislação eleitoral.
Naldo Silva – Liberdade 96 FM
Nenhum comentário:
Postar um comentário