sábado, 21 de julho de 2012

Operadora Vivo tem cinco meses para melhorar telefonia fixa, diz Anatel


Única operadora a não ser punida com a suspensão de vendas de novas linhas de celulares, a Telefônica Vivo entrou na mira da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pelo serviço de telefonia fixa oferecido pela empresa.
A agência que regula as telecomunicações no país quer que a Telefônica Vivo reduza em 40% o número de interrupções no serviço de telefonia fixa no Estado de São Paulo.
Em nota, a Telefônica Vivo disse que "que diversas iniciativas implementadas na melhoria da qualidade de sua rede fixa estão permitindo diminuir significativamente o tempo médio de afetação de seus clientes com interrupções do serviço" (veja íntegra abaixo).
De acordo com despacho publicado pela Anatel na tarde desta sexta-feira, a empresa terá cinco meses para "ressarcir os créditos dos usuários afetados pelas interrupções, independentemente de solicitação e da quantidade de assinantes atingidos".
Em caso de descumprimento, a multa será de R$ 20 milhões.

A decisão, publicada pela Superintendência de Serviços Públicos da Anatel, foi adotada devido ao aumento da quantidade de interrupções ocorridas nos últimos anos.
A meta para redução de interrupções deve ser atingida pela empresa entre 1º de agosto e 31 de julho de 2013.
A empresa deve apresentar à Anatel um relatório mensal, até o dia 15 de cada mês, com as ações realizadas e os resultados alcançados. Deverá incluir, também, a comprovação dos resultados.
TELEFONIA MÓVEL
Na quarta-feira (18), a Anatel puniu, de uma só vez, três das maiores operadoras de telefonia móvel no país --TIM, Oi e Claro.
A medida, que passa a valer a partir da segunda-feira (23), foi uma resposta da Anatel ao aumento das reclamações dos consumidores quanto ao serviço junto ao órgão oficial. As operadoras ficam obrigadas a apresentar um novo plano de investimentos, em até 30 dias, para melhoria da rede, da infraestrutura e do teleatendimento.
Caso descumpram a decisão, o valor da multa diária é de R$ 200 mil.
Apenas uma operadora foi suspensa por Estado. A TIM foi punida em 18 Estados e DF, a Oi, em cinco, e Claro, em três.
O serviço de telefonia móvel da Vivo não foi afetado, pois a agência considerou que nos últimos meses a operadora não apresentou piores indicadores de infraestrutura e de reclamação dos clientes --mas ela deve igualmente apresentar um plano de melhorias nos serviços de sua rede móvel no mesmo período.
O mesmo procedimento foi solicitado à CTBC e à Sercomtel.
OUTRO LADO
Leia, abaixo, o posicionamento da Telefônica Vivo sobre a decisão da Anatel:
*
A Telefônica|Vivo informa que diversas iniciativas implementadas na melhoria da qualidade de sua rede fixa estão permitindo diminuir significativamente o tempo médio de afetação de seus clientes com interrupções do serviço. Estas ações, implementadas continuamente desde 2009, fizeram com que este indicador diminuísse 32 %.
Além disso, é importante destacar que a Telefônica já vinha negociando com técnicos da Anatel a implantação de um plano de trabalho para diminuir ainda mais estas interrupções.
As ações com foco na qualidade da rede fixa já implementadas fizeram com que a Telefônica Brasil se tornasse líder no IDA - Índice de Desempenho do Atendimento da Anatel para serviços de telefonia fixa no mês de abril de 2012.
Folha de SP 

Nenhum comentário:

Postar um comentário