Na Lista dos 100 Municípios Brasileiros com maiores índices de homicídios contra crianças e adolescentes, quatro são da Paraíba. Além de João Pessoa com taxa de 59,4 mortes, dois municípios da Região Metropolitana aparecem na lista.
Bayeux Ocupa a 17ª colocação com taxa de 51,3 homicídios, seguido por Santa Rita, onde foi registrada uma taxa de 41,6, o que deixou a cidade na 32ª colocação.
Já a segunda maior cidade do Estado, Campina Grande, ficou na 47ª posição, apresentando uma taxa de 37,2 mortes para cada 100 mil habitantes.
Para a polícia de Campina Grande, grande parte desses crimes tem como vítimas jovens que possuem algum tipo de envolvimento com o tráfico de drogas, ou outros delitos.
“O que nos deixa satisfeitos é que esses crimes, assim como os demais assassinatos envolvendo outras faixas etárias, não estão ficando impunes. Nós temos apurado e conseguido identificar e prender os autores”, assinalou o delegado regional André Rabello.
O estudo levou em consideração as unidades federativas com mais de 20 mil crianças e adolescentes. Pelo censo de 2010, totalizavam 523 os municípios nessa situação. O sociólogo Júlio Jacobo viu com enorme apreensão a existência de grande número de municípios com taxas totalmente inaceitáveis de homicídios de crianças e adolescentes. Para ele, a realidade exige medidas concretas para deter o que ele considerou “um verdadeiro infanticídio”.
No Mapa da Violência praticada contra Crianças e Adolescentes há destaque também para o atendimento realizado em pessoas dessa faixa etária em unidades hospitalares. Na Paraíba, 30,6% dos atendimentos realizados no ano de 2011 estavam centrados na faixa etária estudada. Foram analisados os registros de violência física, sexual, moral, tortura e abandono.
Jornal da Paraíba
Postar um comentário