.
Ultimas
Carregando...

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Patos-PB Comemora 109 Anos Nesta Quarta-Feira (24)


A Cidade de Patos, a 'Capital do Sertão' da Paraíba também conhecida por 'Morada do Sol', comemora, amanhã, 109 anos de criação. Considerada uma das mais importantes cidades do Sertão do Nordeste.
Patos se apresenta como um polo comercial que abrange mais de 60 municípios.

Com potencial de consumo de mais de um R$ 1 bilhão em 2012, ela entrou no mapa das 20 cidades do interior do país com as maiores taxas de consumo, segundo pesquisa realizada pelas empresas McKinsey e da Geomarketing Escopo.

A Criação da cidade ocorreu por força da Lei de número 200, sancionada em 24 de outubro de 1903, pelo então presidente José Peregrino de Araújo. Já a emancipação política de Patos havia ocorrido ainda no século XX, em 1833, após 66 anos de subordinação ao município de Pombal.

A chegar ao 109º aniversário, Patos conta com uma população de 100.674 habitantes, sendo 47.805 homens e 52.869 mulheres, segundo dados do Censo Demográfico 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Contudo, pelo fato de convergir vários municípios para os seus domínios econômicos e educacionais e seu complexo serviço de saúde, as estatísticas indicam ainda uma população flutuante de mais 30 mil habitantes.

O ensino superior é um dos grandes atrativos da cidade que conta com unidades de ensino de três instituições federais e uma particular, além das universidades à distância. Nas redes estadual, municipal e particular de ensino fundamental e médio são mais de 30 mil alunos, segundo o último censo escolar.

Originada na primeira metade do século 16, em torno de uma ermida dedicada a Nossa Senhora da Guia, o povoado teve suas primeiras manifestações econômicas no setor primário, com o desenvolvimento da agricultura rústica. Seu primeiro ponto comercial foi em frente a primeira igrejinha do aglomerado urbano onde ocorria a comercialização do excedente da produção que, mais tarde, daria lugar a uma feira livre.

Com mais de um século de história, a cidade hoje conta com um comércio pujante, uma indústria referencial e serviços destacáveis. Atualmente, Patos tem cerca de 400 indústrias, 30 empresas agropecuárias, 30 de transportes e comunicação, 200 empreendimentos de serviços, 60 atacadistas e cerca de 2 mil varejistas inscritos regularmente, além de milhares que integram a economia informal.

Na Área de transportes, exatos 94 anos após a chegada do primeiro automóvel trazido pelo fazendeiro Francisco Olídio Wanderley, em junho de 1918, Patos atualmente ultrapassa a marca de 30 mil veículos circulando diariamente. Diante de seu crescimento, Patos ganha no seu aniversário, uma nova rodoviária, situada no Bairro Jardim Bela Vista. A obra que foi iniciada em 1996, passou 12 anos paralisada, mas com sua conclusão passa a ser funcionar como um dos mais modernos terminais rodoviários da Paraíba. No local também estão instalados um Centro de Comercialização e a sede de órgãos importantes a exemplo do Sebrae. Vale lembrar que em termos de transportes a cidade também já conta com um moderno aeroporto.

No quesito turístico, dois grandes eventos movimentam a economia da cidade. O São João, que chega a injetar R$ 15 milhões na economia local e a Festa de Nossa Senhora da Guia, a padroeira, evento do reencontro de todos os filhos, inclusive os ausentes, espalhados mundo afora, além da atração de um grande número de turistas.


Fonte: Jornal da Paraíba (Colaboração - Damião Lucena).

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Paulista em Rota
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates