O piloto suíço Bertrand Piccard acaba de completar o primeiro voo intercontinental da história num avião solar, sem usar uma gota de combustível. Na última escala, o avião que pilotou, o Solar Impulse, descolou de Madrid, para ao fim de 19 horas de voo aterrar esta terça-feira em Rabat, Marrocos. Eram 23h25 locais (a mesma hora em Lisboa).
Bertrand Piccard, de 54 anos, médico de formação, faz parte de uma família com uma longa tradição de exploradores e cientistas. O seu avô, Auguste Piccard, inventou na década de 1940 o batíscafo, primeiro submersível do mundo, que em 1960 seria utilizado no primeiro mergulho ao local mais fundo dos oceanos, a Fossa das Marianas, no Pacífico – a bordo ia o pai de Bertrand, o oceanógrafo Jacques Piccard, além do tenente norte-americano Don Walsh.
Bertrand Piccard não é um novato neste tipo de aventuras. Em 1992, ganhou, com o belga Wim Verstraeten, a primeira corrida de balão transatlântica (a Chrysler Challenge). Na sequência dessa vitória, e ao fim de três tentativas, conseguiu dar a primeira volta ao mundo de balão sem paragens. Nessa volta – em 19 dias, 21 horas e 47 minutos – percorreu 45.755 quilómetros, tendo então como companheiro de aventura o britânico Brian Jones.
Agora, o objectivo de Bertrand Piccard é voar à volta do mundo num avião movido a energia solar. Em 2010, no primeiro voo real do Solar Impulse, depois de sete anos de trabalho de uma equipa de 70 pessoas, o avião esteve no ar 26 horas seguidas sem recurso a combustível. Feito em fibra de carbono, tem a envergadura de um Airbus A340 (63,4 metros), pesa 1.600 quilos e as asas estão cobertas por 12.000 células fotovoltaicas, que captam a energia solar e a armazenam em quatro baterias que alimentam quatro motores eléctricos.
A travessia entre a Europa e África iniciou-se na Suíça a 24 de Maio, com partida da cidade de Payerne. Nesta primeira etapa, o Solar Impulse foi pilotado por André Borschberg, que é co-fundador deste projecto com Bertrand Piccard. No total, entre Payerne e Rabat, o Solar Impulse voou mais de 2.500 quilómetros.
Este primeiro voo intercontinental de um avião solar é considerado como um último teste antes da volta ao mundo em 2014. A construção do avião para esse voo já começou e a equipa espera tê-lo pronto em 2013.
Paraiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário