A Cidade de Cerejeiras, no interior de Rondônia, tem entre seus 54 candidatos às nove vagas para a Câmara Municipal local uma candidata de apenas 17 anos.
Taylane Franco Silva Vilarinho - ou apenas Taylane, como terá seu nome exposto na urna eletrônica no dia da votação - que completa 18 anos apenas no fim do mês de julho, se filiou ao PMDB e tentará uma vaga no legislativo municipal.
Segundo a Constituição Federal, a idade mínima para ocupar o cargo de prefeito e vice é de 21 anos e para vereador 18 anos.
Como a idade exigida é verificada tendo por referência a data da posse, Taylane poderá concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Cerejeiras sem nenhum problema.
A Estudante, que conclui o ensino médio este ano e pretende cursar a faculdade de Ciências Sociais em 2013, foi convidada pelo atual vice-prefeito e candidato à prefeitura de sua cidade, Pedro José Alves Sanchez (PMDB), o Pedrinho, e aceitou o desafio de disputar uma eleição para realizar um "sonho de infância". "Desde pequena eu tenho vontade de entrar para a política, de ser vereadora. Aí veio o convite e eu aceitei", afirmou Taylane, que diz que pretende ainda ajudar na campanha de seu "padrinho político".
Para Taylane, a pouca idade não a atrapalhará em seus trabalhos na Câmara, caso seja eleita, e pode inclusive ser um fator que a ajude na eleição. "As pessoas acreditam que o jovem é o futuro do Brasil. Nós jovens temos de entrar na política cedo, participar, lutar pelo que acreditamos", disse.
Sem nenhum patrimônio declarado à Justiça Eleitoral em seu registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Taylane calculou os gastos de sua campanha em R$ 360 mil, quantia que a estudante ainda não sabe de que forma conseguirá levantar. "O valor é um limite mesmo, não quer dizer que vou gastar mesmo isso tudo. Mas, pretendo conseguir dinheiro com as pessoas que quiserem me apoiar, me ajudar", afirmou.
E é também do apoio das pessoas próximas que Taylane acredita que possa vir o segredo de seu sucesso na eleição em Cerejeiras. "Minha família é grande, bastante conhecida, então acho que isso pode acabar me ajudando".
Terra
Postar um comentário